segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Conhaque é Produzido de Uvas Verdes

CONHAQUE
A destilação do vinho que deu origem ao conhaque começou a ser feita na região do Charente no sul da França no século XVII na vila Conhaque. Ainda sem nome, entre 1718 e 1736, foram exportados do porto de La Rochelle para todos os continentes 493.000 barris do vinho. Porém só no ano de 1783 foi que o nome conhaque começou a ser usado para o tipo da segunda destilação do suco de uva, que foi descoberto por Chevallier de la Croix-Marrons.

Devido as características da uva e o tipo do solo em que a parreira era plantada, o vinho produzido na região conhaque não aguentava ser transportado por longo período, transformando-se em vinagre. De forma que os agricultores começaram a envelhecer o vinho para que tivesse mais resistência. E também devido ao fato da queda do comércio do vinho por um período de 60 anos, os agricultores para não perderem toda produção do vinho, armazenavam toda a safra em barris de carvalho, esperando o dia de sua melhor venda.

O conhaque é produzido de uvas verdes selecionadas e, especialmente, as Colombard, Folle Blanche e Pinot Blanch, que são colhidas antes que estejam amadurecidas.
A região Charente divide-se em seis distritos: Grande Champagne, Petite Champagne, Les Borderies, Fins Bois, Bon Bois e Bois Ordinaires. O melhor conhaque, o Grand Fin Champagne é produzido na região Grande Champagne. Atualmente, existem nesta região 242 firmas produtoras de conhaque.

Para que o conhaque tenha uma boa qualidade, é importante que o tipo de solo calcário, em que a parreira é plantada, receba uma quantidade de sol intenso durante todo o processo de crescimento da uva.

Como o conhaque é feito:
O mosto da uva é destilado em alambique duas vezes. Na primeira destilação, que é feita em novembro, ela atinge 30% Vol. de álcool e, na segunda, 70% vol. de álcool (cada 9 litros de vinho branco corresponde a 1 litro de conhaque cru).

Em seguida, o conhaque é colocado para amadurecer em barris de 350 litros, feitos de madeira de carvalho retirada da floresta Limousin e Troncais. Durante esse período, ele adquire o ácido tânino, sua cor chega à uma tonalidade dourada e o seu aroma é formado.

Durante o amadurecimento que leva, no mínimo três anos, (e que de acordo com a melhoria da qualidade pode variar até 50 anos), é adicionado algumas vezes água destilada para que o conhaque atinja 38% Vol. de álcool.

Os conhaques envelhecidos podem chegar aos 50 anos de idade onde atinge 40% vol. de álcool natural, chegando a sua melhor qualidade.

Ele é engarrafado pouco tempo antes de ser levado ao comércio e, após o engarrafamento, não amadurece mais.

Classificação do conhaque:
Inglesa
Tree Stars
3 a 5 anos
V.O. Very old (5 anos)
V.O.P. very old pale (5 anos)
V.S.O.P. very superior old pale (15 anos no mínimo)
V.V.S.O.P. very, very superior old pale (20 anos no mínimo)
V.O.C.B. very old champagne brandy
V.V.E.S.O.P. very, very extra superior old pale
X.O. extremely old (25 anos no mínimo)
V.X.O. very extremely old (50 anos)

Cordon Bleu
Napoleon
Cordão Azul
Napoleão (7 anos no mínimo)
Francesa
Grande Fine Champagne conhaque da região Grande Champagne
Fine Champagne conhaque da região Grande ou Petite Champagne

Marcas mais conhecidas de vinhos destilados:
Conhaque Martell, Remy Martin, Hennessy, Camus, Courvoisier, Hine, Delamain, Baron Otard, Salignac, Hardy, Monnet, Prince de Polignac.

Armagnac Usa o processo de destilação contínua sem repasse. Kressman, Cles des Ducs, Goudoulin, Sempe, Janneau, Samalens, Brillat Savarin, Chateau de Maillac.
Brandy Stock, 84, Vecchia Romagna, Carlos I, osborne, Veterano, Sandeman Capa-Negra, Metaxa.

Como servir o Conhaque:
Ele é bebido após o jantar e deve ser servido em uma taça com pé em forma de balão ou tulipa, com uma quantidade de 2 cl., a uma temperatura entre 16 e 18 Cº.

Para aumentar a intensidade do bouquet exalado pelo conhaque, o copo de conhaque em forma de balão é colocado sobre uma pequena labareda de fogo e aquecido por alguns segundos. Porém existem pessoas que preferem tomá-lo à temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário