quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Recrutamento Pessoal

Recrutamento;

Conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização (CHIAVENATO,1999).

• Atividade permanente;
• Intensificada quando existem vagas;
• Oferece oportunidades de emprego;
• Supre a seleção de matéria-prima (candidatos).

Processo
• Ordem de serviço (solicitação de pessoal);
• Divulgar os requisitos da vaga existente;
• Buscar candidatos com o perfil desejado;
• Depende do setor que possui a vaga;
• Varia conforme a organização.

Meios: Interno, Externo e Misto

Recrutamento interno
• Realizado com colaboradores;
• Exigem intensa e contínua coordenação de RH e demais setores.
• Aproveita os investimentos em treinamento;
• Desenvolve competição sadia entre os funcionários;
• Motivação dos funcionários;
• Mais rápido;
• Mais econômico.

Desvantagens do Recrutamento interno
• Os não promovidos ficam frustrados;
• Líderes inseguros vetam ascensão dos subordinados;
• Sucessivas promoções levam à estagnação;
• Raciocínio direcionado para cultura organizacional, gerando perda de criatividade;
• Apenas os com potencial devem ser remanejados.

Recrutamento externo
• Feito para candidatos, não funcionários;
• Tempo X custo.
• Banco de dados da empresa;
• Cartazes/anúncios na portaria;
• Outras empresas do ramo
• Anúncio em jornais, Revistas, etc...
• Viagens para recrutamento em outros locais.
• Agências de emprego, inclusive as virtuais;
• Candidatos apresentados por funcionários;
• Entidades educacionais, escolas e universidades;

Vantagens do Recrutamento externo
• Traz “sangue” e experiências novas para a empresa;
• Renova e enriquece o RH da organização;
• Aproveita candidatos preparados por outras empresas ou por eles próprios.

Desvantagens do Recrutamento Externo
• Frustração para os funcionários. Sentimento de deslealdade para com os da “casa”.
• Menos seguro que o interno. Candidatos desconhecidos;
• Afeta a política salarial da empresa;
• Mais demorado que o interno.
• Mais caro com despesas imediatas;

Recrutamento Misto
• Aborda fontes internas e externas de RH;
• Preferido pela maioria das empresas.

sábado, 7 de setembro de 2013

Higiene nos Serviçods de Alimentos


Higiene Ambiental

Ponto particularmente delicado nos serviços de alimentação, é com relação à higiene de processamento, armazenagem e manipulação de alimentos, onde um único problema de contaminação alimentar pode ter conseqüências desastrosas para o empreendimento.
Os procedimentos de higiene, neste caso, devem ser um importante alvo no processo de treinamento de pessoal, visando buscar constantemente os mais altos padrões de higiene em cada etapa do processo de fornecimento, visando diminuir esta face vulnerável do negócio. Os procedimentos de higiene, neste caso, devem ser um importante alvo no processo de treinamento de pessoal.

Higiene Ambiental Procedimento:

.Retirar os resíduos

.Lavar com água ou detergente e sabão e esfregar

.Enxaguar cuidadosamente, retirando todos resíduos

.Retirar o excesso da água com o rodo,
Quando usar Álcool 70% ou solução Clorada para Ambiente

.Durante a preparação das refeições, a organização e a limpeza são importantes para evitar acúmulo de restos de alimentos e de utensílios espalhados pela copa.

.Após a distribuição das refeições, a perfeição da higiene e da ordem ao término dos trabalhos irá facilitar a rotina do dia seguinte.

.A limpeza geral e a limpeza profunda devem ser realizadas periodicamente. A freqüência, a rotina e a forma de limpeza das diferentes áreas de trabalho devem seguir normas rígidas.

PRODUTOS PERMITIDOS PARA DESINFECÇÃO AMBIENTAL

- Princípio Ativo:Concentração
- Hipoclorito de Sódio:100 - 250 ppm
- Cloro orgânico:100 - 250 ppm
- Quaternário de Amônio:200 ppm
- Álcool:70%
O tempo de contato deve ser no mínimo de 15 minutos, com exceção do álcool 70%, ou de acordo com recomendações constante do rótulo

DILUIÇÕES:

- 10ml (1 colher de sopa) de água sanitária para uso geral (2% - 2,5% de Cloro) em 1 litro de água limpa;
OU
- 100ml de água sanitária (2% de cloro) para 10 litros de água limpa;
OU
- 20ml (2 colheres de sopa) de hipoclorito de sódio a 1% em 1 litro de água.
- Álcool à 70%:
- 250 ml de água em 750 ml de álcool 92,8 INPM
OU
- 330 ml de água em 1 litro álcool.
A solução do álcool deve ser trocada a cada 24 horas
PRODUTOS DE LIMPEZA
- Kalyclean® H160 – Higienização das mãos
- Kalymix® PI – Abrilhantador de inox
- Kalyclean® C223 - Detergente Líquido Clorado, Máquina Lavar Louças
- Kalyclean® C223 - Detergente Líquido Clorado, Máquina Lavar Louças

HIGIENE DS INSTALAÇÕES

Antes de iniciar a higiene do ambiente, devem-se proteger os alimentos expostos para evitar que recebam perigos físicos e químicos da limpeza.

HIGIENE DE PAREDES, DIARIAMENTE

. Lavar as paredes, na altura das bancadas, de áreas como açougue, confeitaria e lavagem de panelas.

SEMANALMENTE:
Lavar até o teto

PAREDES
1)Lavar com esponja e detergente clorado
2) Deixar o produto agir por 10 minutos
3) Esfregar bem e enxaguar
HIGIENE DE PISOS E RODAPÉS
1)Retirar todos os resíduos sólidos
2) Aplicar o produto
3) Deixar agir por 10 minutos
4)Esfregar com escovão
5)Enxaguar com esguicho
6)Puxar a água com rodo (exclusivo para este fim) em direção aos ralos

HIGIENE DE JANELAS E PORTAS
ARIAMENTE:
. Limpar e desinfetar as maçanetas das portas

SEMANALMENTE
.Lavar com água e detergente;
.Esfregar com escova, se necessário;
.Enxaguar

HIGIENE DE TELAS, MENSALMENTE
. Lavar com água e detergente;
. Esfregar com escova, se necessário;
.Enxaguar

HIGIENE DE LUMINÁRIAS, INTERRUPTORES, TOMADA E OUTROS:
MENSALMENTE OU CONFORME A NECESSIDADE,

.Limpar com pano ou esponja umedecidos em água e detergente;
.Remover o detergente com pano umedecido em água;
.Secar

Importante!
NÃO PERMITIR QUE A ÁGUA ENTRE EM CONTATO COM A PARTE ELÉTRICO HIGIENE DE RALOS

DIARIAMENTEMENTE
Recolher os resíduos acumulados;
Lavar com água e detergente;
Enxaguar com solução clorada 200 ppm
Recolher os resíduos acumulados;
Lavar com água e detergente;
Enxaguar com solução clorada 200 ppm

SEMANALMENTE
Retirar Grelhas

HIGIENE DO TETO OU FORRO
MENSALMENTE:
Lavar e enxaguar manualmente ou com máquina própria para este fim

HIGIENE DOS UTENSÍLIOS
Todos os utensílios de preparação devem ser de superfície lisa e lavável e devem estar em bom estado de conservação.
O local de higienização deve ser separado da área de manipulação para evitar contaminação dos alimentos pelos produtos de limpeza.

PROCEDIMENTOS BÁSICOS
.Retirar o excesso de sujidades
.Umedecer uma esponja em solução em solução detergente e iniciar a lavagem
.Cuidado para não deixar restos de alimentos e gorduras
.Enxaguar bem em água corrente, de preferência
.Imergir ou borrifar solução clorada.
.Utilizar o utensílio somente após 15 minutos do contato com a solução clorada; enxaguar. Ou utilizar álcool 70%.
.Utilizar o utensílio somente após 15 minutos do contato com a solução clorada; enxaguar. Ou utilizar álcool 70%.
.Colocar os utensílios limpos em local protegido;
.Usar utensílios diferentes para alimentos crus e cozidos, (ex.: facas, tábuas para carne, travessas, etc.);
.Utensílios e recipientes descartáveis deveram ser acondicionados e manuseados de modop a impedir quasquer contaminação
.Usar panos sempre secos e limpos, trocando-os quando necessário e após o uso, lavar e submeter a temperaturas elevadas.

HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS
FOGÃO:
.Retirar todos os utensílios de cima do fogão
.Desmontar as partes removíveis;
.Retirar resíduos sólidos, fazendo uma raspagem com espátula;
.Aplicar o detergente desencrustante, espalhando por toda superfície;
.Deixar agir por 3 minutos
.Esfregar toda a área com fibra de limpeza e o produto detergente neutro
.Enxaguar a superfície
.Remontar as partes móveis
.Secar naturalmente

FORNO
1)Retirar todos os utensílios de dentro do
2)Desmontar as partes removíveis
3)3) Retirar resíduos sólidos
4)Aplicar o detergente desencrustante, espalhando por toda superfície
5)Deixar agir por 3 minutos
6)Esfregar toda a área com fibra de limpeza e o produto detergente neutro
7)Enxaguar a superfície e deixar secar naturalmente

CHAPAS
1)Retirar todos os utensílios de cima
2)Aplicar o detergente desencrustante, espalhando por toda superfície
3)Deixar agir por 3 minutos
4)Retirar resíduos sólidos, fazendo uma raspagem com espátula
5)Esfregar toda a área com fibra de limpeza e o produto detergente neutro
6)Enxaguar a superfície
7)Secar naturalmente

COIFAS
1)Retirar os filtros da coifa e colocar de molho na solução com detergente desencrustante
2)Aplicar o detergente desencrustante (C212) diluído sobre toda a seuperfície da coifa com o auxílio de um pulverizador spray
3)Deixar agir por 3 minutos
4)Esfregar em toda a área com fibra de limpeza e detergente neutro (C711)
5)Retirar o produto com pano úmido
6)Deixar secar e aplicar produto para inox (Kalimix PI) com pulverizador
7)Deixar agir por 2 minutos
8)Passar um pano limpo e seco

REFRESQUEIRA – ( Parte Externa )
1) Desligar da Tomada
2)Desmontar as partes removíveis
3)Lavar com esponja e detergente neutro
4)Enxaguar
5)Des infetar borrifando álcool 70% (SOMENTE AS TORNEIRAS
6)Limpar a seco fios e tomadas
7) Montar as peças

REFRESQUEIRA – ( Parte Interna )
1)Lavar com esponja e detergente clorado
2)Deixar agir por 10 minutos
3)Retirar os resíduos do detergente pelas torneiras com dreno
4)Enxaguar

CÂMARAS REFRIGERADAS E ANTECÂMARAS

1)Retirar todos os alimentos da câmara e desligá-las
2)Lavar as paredes, piso, estrados e estantes de inox com detergente clorado e fibra de limpeza geral2) Lavar as paredes, piso, estrados e estantes de inox com detergente clorado e fibra de limpeza
3)Enxaguar
4)Puxar a água com rodo em direção aos ralos
6)Guardar os alimentos novamente nas câmaras e arrumar os alimentos nos seus devidos lugares

IMPORTANTE:

PARA O BALCÃO TÉRMICO SEGUIR ORIENTAÇÃO DO
FABRICANTE.

.TROCAR A ÁGUA DIARIMENTE.
. LIGAR O BALCÃO COM TEMPO SUFICIENTE PARA
. ATINGIR A TEMPERATURA CORRETA (80º C a 90ºC).
CUIDADOS
.Não é permitido o uso de escova de metal, lã ou palha de aço, madeira, amianto e outros materiais rugosos ou porosos;
.As esponjas de limpeza não devem imergir no detergente, e sim o detergente deve ser colocado na esponja;
.Não é permitida a mistura entre produtos de limpeza como detergentes e desinfetantes.
.Os produtos de limpeza devem ser mantidos nas embalagens originais
.No preparo de qualquer solução de limpeza é recomendado adicionar o produto ativo na água e sempre respeitar as diluições.
.A limpeza deve começar pelos lugares maias altos e ir descendo até o piso;
.Não é permitido faze A limpeza deve começar pelos lugares maias altos e ir descendo até o piso;
.Uso de panos para secagem de utensílios e equipamentos;
.As saboneteiras devem ser higienizadas cada vez que for feita a troca de sabão ou conforme a necessidade.

CONTROLE DO LIXO - MANEJO DE RESÍDUOS
.lixo, interior do estabelecimento, deve estar em recipientes tampados, limpos e higienizados constantemente, revestidos com sacos plásticos.
.Não deve ocorrer cruzamento entre o lixo e a matéria-prima.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cardápios, A tecnologia do Aplicativo já está pronta


O aplicativo para tablets e smartphones capta a imagem do cárdapio em português e traduz para a língua do turista.

Você têm acompanhado na série Vamos Fazer Bonito, a saga dos turistas pelas cidades que vão sediar a Copa no Brasil.E na hora que bate aquela fome? será que eles conseguem entender o cardápio de comidas brasileiras? O Márcio Carneiro, do Maranhão, pensou numa solução para esse problema.

"A ideia do Babel surgiu a partir de um problema. um problema que até mesmo o fantástico mostrou com a série da glorinha, ou seja, os turistas . A questão da língua é uma barreira importante que tem muitas dificuldades a serem resolvidas", explica.

O aplicativo para tablets e smartphones capta a imagem do cárdapio em português e traduz para a língua do turista.

"O turista chega num restaurante, recebe o cardápio e não consegue entender nada. então, se ele tem o aplicativo e aquele restaurante participa do sistema ou é associado ao sistema, aquele conteúdo vai estar no servidor. então, ele basta apontar a câmera pro cardápio e ele vai ouvir aquele conteúdo na língua dele".

A tecnologia do aplicativo já está pronta, mas a previsão é que ele só esteja disponível até a copa do mundo.

A ideia seria para a Copa como um teste e pra olimpíada podendo disponibilizar com várias línguas que teria uma demanda muito maior.

“Eu acho que todo mundo que já passou a dificuldade de estar em outro país, enfrentar uma barreira lingüística, sendo num restaurante, viu como é difícil. então, eu acho que a gente tem que se colocar no lugar desse visitante. e, se a tecnologia poder ajudar, acho que ela deve ser utilizada”.

Assista ao vídeo em: http://g1.globo.com/fantastico/quadros/canal-f/noticia/2013/05/aplicativo-poder-auxiliar-turistas-com-cardapios-de-comidas-brasileiras.html
Fonte G1

Sobremesa, Café e Bebida, Aumentam em 70% o Custo de Comer Fora

Sobremesa, café e bebida aumentam em 70% o custo de comer fora
Prato de R$ 15 mais outros itens pode levar refeição a custar R$ 26.
Itens pesam menos em relação à comer em churrascarias, o local mais caro.

Optar por saladas em um restaurante por quilo éuma boa saída.
Tomar um suco, comer um docinho e finalizar o almoço do dia a dia com um café encarece, em média, em 70% o preço da refeição, segundo pesquisa feita pela consultoria Gestão de Restaurantes a pedido do G1.
Na média dos restaurantes, os consumidores costumam gastar com bebidas o equivalente a 35% o valor do prato, outros 24% com as sobremesas e mais 12% com o café. Isso significa, segundo a pesquisa, que o consumidor que paga R$ 15 em um prato, gasta em média mais R$ 5 com bebida, R$ 4 na sobremesa e mais R$ 2 no cafezinho – o que pode fazer o gasto total da refeição chegar a
R$ 26.

No tipo de restaurante em que o peso dos itens "extras" é maior – caso dos que oferecem pratos comerciais, executivos ou pratos feitos – quando o consumidor pede os três itens juntos com a refeição, ela pode sair 85% mais cara. Num restaurante deste tipo, quanto a faixa média dos pratos é de R$ 10, o gasto com a bebida é R$ 4; e o com sobremesa e café, R$ 2,50 cada.
As churrascarias são os locais em que os itens além do prato são proporcionalmente mais baratos, segundo a pesquisa. Nelas, eles tornam a refeição fora 44% mais cara, em média. Se o gasto for de cerca de R$ 32 com a comida, a bebida custa por volta de R$ 8, a sobremesa por volta de R$ 4 cada e o café sai por R$ 2.

Forma de economizar
Seja em um ou outro tipo de restaurante, o peso dos itens faz diferença no orçamento, diz o consultor Alison Figueiredo, do Gestão de Restaurantes. “Não comprar os acompanhamentos é realmente uma forma de economizar”, aponta.
Preço de bebida, sobremesa e cafezinho em relação ao preço do prato

Bebidas Sobremesa Café
Média dos restaurantes 35% 24% 12%
Peso em relação à refeição 33% 21,5% 11%
Churrascaria 25% 13% 6%
Self-service ou por quilo 27% 20% 15%
Pizzaria 29% 29% 17%
A la carte 36% 27% 11%
Comercial, executivo ou PF 51% 23% 12%

A bebida, que costuma ser o item mais pedido nas refeições do dia a dia, tem o maior peso entre os itens. “Com a bebida, às vezes gasta-se sem ver porque ninguém liga de beber refrigerante ou cerveja e acha que a sobremesa é que é cara”, diz.
As bebidas chegam a 51% do preço do prato nos restaurantes em que o comercial, o executivo ou o prato feito é o carro chefe. Nas churrascarias, em que o peso das bebidas é o menor em relação ao preço do prato, o custo médio é de 25% do valor do prato.
O peso da sobremesa e do café é mais alto em relação ao preço das pizzas, segundo a pesquisa (28% e 17%). Já o menor peso é novamente nas churrascarias, em que as sobremesas saem em média por 13% do preço do prato e o cafezinho, por 6%. A notícia ruim é que as churrascarias são justamente o tipo de restaurante em que o preço do prato é mais alto entre todas as modalidades:
R$ 32.

Considerando apenas o preço médio – não o peso em relação ao prato – do café, da sobremesa e da bebida, é nos restaurantes a la carte em que eles são mais caros, aponta a pesquisa.

Estimativa
A Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert) estima que sobremesa e bebida, incluindo café, encarece em cerca de 40% a refeição. A entidade realiza anualmente uma pesquisa em relação aos preços nos restaurantes – a última edição teve a participação de mais de 4.000 restaurantes –, mas ela não calcula separadamente os preços dos itens. O presidente Artur Almeida acredita, no entanto, que é possível inferir isso com base na comparação entre os preços médios de 2012, 2013.

Segundo ele, será proposto que a pesquisa deste ano apure o peso dos itens na alimentação fora de casa. “A alta do preço da bebida é uma reclamação muito forte que a gente tem visto. Os consumidores falam que o custo tem subido e a gente atesta isso quando vai aos restaurantes”, diz.

Para os donos de restaurantes, diz Alison Figueiredo, cafezinho, sobremesa e bebida são parte importante do resultado. “Se você terceiriza o serviço deste tipo de produto, com certeza margem é menor. Já quem produz no estabelecimento tem margem maior”, aponta.

A pesquisa, que ficou disponível no site da empresa por cerca de 20 dias, foi respondida por 128 restaurantes de todo o país e os resultados estão disponíveis no site. Foi perguntado aos gestores de restaurantes qual o gasto médio dos clientes com cada item, valor que foi usado como base para os cálculos em relação à média de preços.
Simone Cunha Do G1, em São Paulo

Soluções Inovadoras para Otimizar o Atendimento

Restaurantes e Bares

O restaurante está lotado, há fila de espera na porta, mesas completamente lotadas e toda equipe trabalhando fervorosamente sem tempo para respirar. São clientes havidos por mais bebidas, comidas e principalmente por um atendimento impecável. Não importa se a casa está cheia ou vazia, para o cliente, o restaurante e sua equipe devem ter a capacidade de atendê-lo bem. Se o atendimento é prestado com qualidade mesmo com a casa estando cheia, o cliente nota o profissionalismo do estabelecimento e com certeza este estabelecimento estará incluído em suas futuras rotas gastronômicas.

Não é possível prestar um atendimento eficiente ao cliente se a equipe não estiver bem treinada e se o estabelecimento não possuir uma estrutura física e operacional bem elaborada. O reflexo destas deficiências é a demora no atendimento, filas cada vez maiores, pedidos errados, pratos frios e consequentemente a insatisfação dos clientes.

O modelo de operação adotado por um restaurante pode influenciar bastante na satisfação do cliente e na rentabilidade do estabelecimento. A GR pesquisou as soluções existentes no mercado que podem melhorar o atendimento e todo este processo operacional. Durante nossa pesquisa nos deparamos com o Restaurante Pizza Mais, que utiliza um sistema de atendimento onde o cliente não precisa aguardar a disponibilidade do garçom para ser atendido.

Trata-se de um sistema eletrônico sem fio que fica localizado na mesa do cliente. Quando o cliente necessita de atendimento basta apertar um botão e a chamada é enviada para um painel que apresenta e gerencia a fila de atendimento aos clientes. O tempo de espera pelo cliente para o atendimento é reduzido, aumentando sua satisfação com relação ao atendimento.

Conversamos com Giovanni Oliva, gerente do restaurante Pizza Mais, sobre os benefícios que este sistema trouxe para o seu restaurante.

GR – Giovanni, em que aspectos este tipo de sistema melhorou o atendimento em seu estabelecimento?

Giovanni (Pizza Mais) – “Bem, este sistema me proporcionou observar outros aspectos no atendimento que antes passavam despercebidos. Tínhamos receio que, com o sistema os garçons não prestassem mais atenção aos clientes, mas o resultado foi totalmente contrario, os garçons ficaram mais livres até para se dedicar mais aos clientes. O sistema nos proporcionou atender com rapidez e agilidade, ocasionando muito mais satisfação aos clientes. Difícil acreditar que alguns estabelecimentos ainda não possuam este tipo de sistema, pois sem ele não teríamos o mesmo desempenho de atendimento. Já utilizo o sistema a mais de quatro anos praticamente sem custo de manutenção.”

A empresa que fornece o sistema ao restaurante Pizza Mais é a Aceno Digital, especializada na comercialização e fabricação de sistemas eletrônicos para chamar garçons em bares e restaurantes. A GR conversou com Tiago Prado, uma dos idealizadores deste sistema para conhecer um pouco mais sobre seus benefícios.

GR – Tiago, quais os benefícios que este sistema proporciona para o restaurante?

Tiago (Aceno Digital) – Além da agilidade e organização do atendimento citados pelo Sr. Giovanni, que beneficiam muito o cliente, há benefícios também para o restaurante. Com um atendimento mais organizado e eficiente, o consumo dos clientes também aumenta consideravelmente e isto reflete no faturamento mensal da empresa. Outro fator que contribui diretamente para o aumento do faturamento é o aumento no giro das mesas e uma maior organização da fila de espera.

GR – Tiago, este sistema é acessível a qualquer tipo de estabelecimento, independente do seu porte?

Tiago (Aceno Digital) – Sim, o sistema é muito acessível e o retorno do investimento é rápido. Temos clientes em todos os estados do Brasil nos mais diferentes portes, desde pequenos cafés com 4 ou 5 mesas, até restaurantes com mais do que 100 mesas.

Isso ocorre porque o produto gera muitos benefícios para todos: o cliente, o garçom, o gerente e o empresário, independentemente do tipo e porte do estabelecimento, grandes ou pequenos, com muitos ou poucos garçons, movimentados ou calmos.

GR –A implantação é feita de que forma?

Tiago (Aceno Digital) – A implantação é muito simples. O sistema é composto basicamente de um painel e botões de chamada. Ao receber o sistema, o cliente precisa apenas distribuir os botões de chamada sobre as mesas e posicionar o painel em um local visível a seus garçons e clientes. O uso do sistema é muito simples e intuitivo e não exige nenhum treinamento especial. Em poucos minutos os garçons e os clientes estarão utilizando o sistema.

Os sistemas de automação surgiram para facilitar os processos e a vida das pessoas. É inegável que sistemas como estes contribuem não somente para a melhoria do atendimento e aumento no faturamento, mas principalmente no foco principal para quem atua no ramo de alimentação fora do lar que é proporcionar prazer para seus clientes, seja com um ambiente agradável, uma boa refeição ou um atendimento eficiente.

Posted on agosto 15th, 2013 por alisonalves
Colaboração:
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